segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Mononoke Hime - A vida dos Animais Importa?



Título: Mononoke Hime
Autor: Hayao Miyazaki
Gênero: Fantasia, Aventura
N° de episódios: 1 (Filme)
Emissora de TV:  Toho (Distribuição)
Direção: Hayao Miyazaki
Estúdio: Studio Ghibli
Período de emissão: 12 de julho de 1997 (Lançamento)





A aldeia de Ashitaka é invadida por um estranho demônio, e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado por uma maldição. Ele irá se corroer pelo ódio até se tornar um demônio igual ao outro e morrer, a não ser que ele vá atrás da cura na floresta proibida. É aí que começa a jornada de Ashitaka, que vai enfrentar animais fantásticos, princesas amaldiçoadas e os mistérios da natureza. O príncipe vai conhecer também os homens que querem destruir a floresta e a pequena San, ou Princesa Mononoke.




ENREDO

Ao ler a sinopse, logo pensamos que é só mais um daquelas animações japonesas fantasiosas, com magias, seres místicos, e etc... Ai que você se engana, pois Mononoke  Hime  nos traz tudo isso, todo o imaginário fantasioso característico do Studio Ghibli, misturado de uma forte crítica social e ambiental, tudo junto em um enredo maduro e as vezes pesado para crianças entenderem, aonde você consegue entender as aspirações dos personagens, o porque de eles estarem desmatando a floresta, o motivo dos animais odiarem os humanos ao ponto de querer armar guerra contra eles, e também se nota como o sexo feminino em momento algum é tratado como inferior, as mulheres que tomam a iniciativa, e apesar do filme ter um homem como protagonista, elas parecem como as verdadeiras protagonistas.





PERSONAGENS
Temos em nosso núcleo de protagonistas: Ashitaka, San e Lady Eboshi.
Ashitaka é nosso protagonista homem, ele é o príncipe de uma aldeia que foi atacada por um demônio, e ele o derrota mais é amaldiçoado, nisso ele parte em busca de uma cura.
San, é a princesa lobo, uma humana que foi criado por lobos, por esse fato ela odeia os humanos que destroem a floresta, querendo exterminar todos.
Lady Eboshi, é a líder de uma fortaleza que explora a floresta para produzir ferro, ela é uma mulher forte e decidida, não permite que nenhuma pessoa atrapalhe seus objetivos.



ANIMAÇÃO

Apesar do filme ser de 1997, a animação não deve em nada para as atuais, o que não falta é cenas fluidas de batalhas, os cenários ambientados na floresta são deslumbrantes, muito bem iluminados, com cores vivas, e os personagens cada um possui sua própria característica, sem ficarem genéricos, e as cenas de violências explicitas também demostra como bem feita foi a animação em geral.
O anime começa na vila de Ashitaka, e após o primeiro arco, seu local fica focando na Cidade de ferro de Lady Eboshi, e a outra parte na floresta, aonde ocorre os principais acontecimentos.





VILÕES
Aqui o lado aonde você analisa vai de espectador para espectador, pois de um lado temos os humanos, que precisam explorar a floresta para sobreviver, e de outro temos todos os animais da floresta que precisam da floresta para sobreviver.



O Veredito

Apesar do filme ser um pouco antigo, ele aborda temas muito atuais como: desmatamento, empoderamento feminino, ódio, vingança, etc... servindo de inspiração para como lidamos com as adversidades diárias, e como todas nossas escolhas nos leva a consequências as vezes não muito favoráveis para nós. O filme nos leva a mergulhar em uma fantasia incrível com mitologia própria e uma história emocionante, que nos prende do início ao fim.


                                                                                                                         

Eu irei falar mais sobre os filmes do Studio Ghibli nos próximos posts... Até mais galera.





0 comentários: